O Programa

O Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca avaliar, desenvolver e disseminar boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens, tendo como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4).

O que é o ODS4?

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Com duração prevista de 10 anos (2020 a 2030), o programa terá como atores centrais 1000 organizações educativas, sendo 100 em cada um dos 10 países participantes: Brasil, Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda. As organizações educativas serão consideradas “laboratórios de inovação” para a aprendizagem de qualidade ao longo da vida, envolvendo diretamente uma rede de cerca de 50 mil educadores e 500 mil estudantes. 

A pesquisa-ação será feita em ciclos anuais com o objetivo de elaborar e/ou aprimorar soluções de aprendizagem, o uso de ferramentas existentes e/ou a serem construídas para avaliar a implementação dessas soluções e a disseminação de conhecimentos por meio de encontros nacionais e internacionais. Estima-se que os resultados, que serão divulgados em fóruns nacionais e globais, possam atingir indiretamente 10 milhões de estudantes e 2 milhões de educadores ao redor do mundo.

Premissas e objetivos

Sabendo que raramente gestores de organizações educativas, educadores e estudantes são ouvidos pelo poder público e por organismos internacionais sobre seu conhecimento em relação ao que contribui para uma educação de qualidade, além de estas organizações do Sul Global frequentemente estarem ausentes dos modelos de pesquisa do Norte Global, o Escolas2030 quer apoiar estes atores para que possam melhor projetar, mensurar e apresentar novas soluções para alcançar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 até 2030. 

A proposta é que os resultados produzidos no âmbito do Programa ampliem a demanda social por educação integral e transformadora e incidam sobre políticas públicas de educação e seus indicadores de aprendizagem nos níveis local, nacional e global.

Coordenação global

A Fundação Aga Khan é responsável pela coordenação global do programa. Em cada um dos nove países participantes, com exceção do Brasil, a coordenação e execução nacional do programa é realizada por escritórios locais desta mesma fundação.

Escolas2030 no Brasil

No Brasil, o programa Escolas2030 é implementado por meio de uma parceria entre Ashoka, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Itaú Social. O escopo da comunicação é desenvolvido pela Cidade Escola Aprendiz.

O Movimento de Inovação na Educação integra redes, escolas, profissionais e organizações sociais que atuam pela transformação da educação em seus diversos campos. O objetivo principal é apoiar organizações voltadas para a Educação Básica brasileira que inovam em seus projetos políticos pedagógicos.

As 100 organizações educativas que integrarão o Programa no Brasil serão selecionadas de acordo com os cinco critérios de inovação definidos pelo Ministério da Educação (MEC), em 2015, no âmbito da iniciativa do Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica e, posteriormente, incorporados pelo Movimento de Inovação na Educação (gestão, currículo, ambiente, metodologia e intersetorialidade) e deverão atender alguns critérios de elegibilidade. Além disso, são públicas ou comunitárias e atendem populações em contextos de vulnerabilidade.

Dentre elas, 13 compõem o grupo de Organizações-polo. Distribuídas pelo Brasil, estas co-lideram o processo de formação das demais organizações educativas de sua região de abrangência juntamente à Equipe Coordenadora do programa. São elas:

Apesar deste recorte investigativo, todas as organizações educativas comprometidas com a educação integral e transformadora são bem-vindas a integrar a comunidade do programa. Haverá ações específicas e um espaço virtual destinado ao compartilhamento de saberes, experiências e atividades para a co-construção do Escolas2030 no Brasil.

A expectativa é que os conhecimentos gerados a partir do Programa fortaleçam as organizações participantes, para que atuem como pontos de propagação e influência sobre as redes de ensino e as políticas públicas de educação.

Equipe coordenadora

Ashoka
Coordenação geral: Helena Singer
Coordenação executiva: Thaís Mesquita
Apoio à coordenação executiva: Thalita Lopes

Feusp
Coordenação da pesquisa-ação: Elie Ghanem
Articulação da pesquisa-ação: Douglas Ladislau
Articulação da pesquisa-ação: Fernando Gomes
Articulação da pesquisa-ação: Michelle Romeiro

Itaú Social
Gerente de pesquisa e desenvolvimento: Patrícia Mota Guedes
Coordenação de avaliação: Carlos Garrido

Cidade Escola Aprendiz
Comunicação: Thais Paiva

Comitê Consultivo

  • Ana Rosa Calado – Engajamundo
  • Anna Nascimento – Porticus
  • Beatriz Abuchaim – Maria Cecília Souto Vidigal
  • Caroline Tavares – Profissão Docente
  • Italo Dutra – UNICEF
  • Luiz Miguel Martins – UNDIME
  • Maria Cecília Amendola Motta – CONSED
  • Naomar de Almeida Filho – Instituto de Estudos Avançados USP
  • Natacha Costa – Movimento de Inovação na Educação
  • Sandra Unbehaum – Fundação Carlos Chagas
  • Tereza Perez – Comunidade Educativa CEDAC

Doadores

As seguintes fundações são membros fundadores do Comitê Diretor de Doadores Globais do Escolas2030 atualmente: