20/08/2021 - Thais Paiva

Participe da campanha Mutirão da Inovação

No dia 02 de setembro, acontece o encontro Educação Integral e Transformadora: diálogos transversais, como parte das ações da Semana de Educação Integral e Transformadora. Além de ouvi-los, queremos convocar toda a sociedade a refletir sobre este tema, fomentando uma corrente virtual de boas práticas.

Para isso, te convidamos a participar da campanha Mutirão da Inovação! No dia 03 de setembro, vamos ocupar as redes sociais com vídeos produzidos por vocês, respondendo a seguinte pergunta: O que você e sua organização já fazem para garantir educação integral e transformadora para todos e todas?

A ideia é que cada um de vocês grave a sua resposta em um vídeo sucinto e o compartilhe em suas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, etc.) no dia 03/09 com as hashtags #escolas2030 e #educacaotransformadora. Se você não tem muita experiência com vídeos, não tem problema. Abaixo, compartilhamos um passo a passo simples que te ajudará a obter um bom resultado. Contamos com vocês!

Como gravar um bom vídeo com o celular em 5 passos

1.Preparação: Antes de gravar, tente pensar e elaborar sobre aquilo que deseja compartilhar em seu vídeo. Este “ensaio” te ajudará a ter maior clareza e coerência em sua exposição, evitando o trabalho de fazer inúmeras tentativas até obter o resultado desejado.

2. Local: Prefira um local silencioso da casa ou da escola e com boa iluminação para gravar seu vídeo. Isso evitará a presença de ruídos e outras distrações.

3. Enquadramento: Se atente para ficar no centro da tela. Outro ponto importante é, na hora que estiver gravando, evitar olhar para sua imagem no celular. O correto é olhar diretamente para a câmera frontal do aparelho. Desta maneira, você estará olhando diretamente para seu espectador.

4. Tempo: Procure ser sintético na sua exposição de ideias. Como a finalidade é viralizar os vídeos nas redes sociais, o indicado é que sua gravação tenha, no máximo, 1 minuto de duração.

5. Use a hashtag da campanha: Não esqueça de colocar a #escolas2030 quando for publicar seu vídeo em suas redes sociais. É ela que permitirá que a campanha Mutirão da Inovação viralize, mobilizando diferentes pessoas e plataformas em torno da temática.