O Fórum Global na Tanzânia pretende responder à pergunta: como podemos reimaginar o papel das escolas, sistemas e sociedades para o futuro da aprendizagem?
Por Sarah James
Em tempos de incerteza, como podemos apoiar melhor a próxima geração para se tornar resiliente, qualificada e contribuir com o mundo? Como podemos garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso a oportunidades de aprendizagem de qualidade e estejam preparados para o futuro que merecem? São essas questões que a iniciativa Escolas2030 tem procurado responder desde que foi lançada em 2020. Essas também são as questões cruciais que mais de 200 delegados de todo o mundo procuram responder enquanto se reúnem em Dar Es Salaam, na Tanzânia, entre 21 a 23 de junho.
O Fórum Global Escolas2030 reunirá representantes do governo, formuladores de políticas educacionais, pesquisadores, líderes empresariais e da sociedade civil, educadores, investidores, escolas e representantes da comunidade por três dias que visam mudar a mentalidade sobre a reforma educacional e garantir que as principais partes interessadas – os próprios professores e escolas – são uma força motriz nestas importantes conversas. Juntamente ao Escolas2030, o Fórum é co-organizado pela Fundação Aga Khan (AKF) – que lidera a implementação do programa internacionalmente – UNICEF, a Iniciativa Regional de Educação e Aprendizagem (RELI) e o Governo da Tanzânia.
Dessa forma, o Fórum se baseia na longa história de parcerias que essas organizações vêm trabalhando em vários setores, bem como em seus portfólios de educação mais amplos na região. Também convida novas perspectivas e conhecimentos de delegados de mais de 25 países. Estarão presentes Sua Excelência Adolf Mkende, Ministro da Educação na Tanzânia, Sua Excelência Simai Mohammed Said, Ministro da Educação em Zanzibar, e Sua Excelência João Costa, Ministro da Educação em Portugal. Portugal, um dos dez países do programa Escolas2030, vai acolher o Fórum do próximo ano.
Três dias para começar a mudar a educação
Seguindo o formato do modelo de Três Etapas para a Mudança Educacional do Escolas2030 (Avaliar, Inovar, Mostrar), os três dias do Fórum mergulharão cada um em uma das etapas por meio de uma série de discussões moderadas e oficinas de mesa redonda. A proposta é que os participantes reflitam sobre a questão central do Fórum e, literalmente, reimaginem o papel das escolas, sistemas e sociedades para o futuro da aprendizagem.
O primeiro dia explorará a avaliação e as evidências na educação, examinando como os professores podem receber as ferramentas para medir o que importa em suas salas de aula – não apenas disciplinas acadêmicas tradicionais, mas importantes “habilidades sociais” como criatividade, empatia ou liderança. Também envolve vários parceiros de pesquisa (envolvidos no Fluxo de Trabalho de Pesquisa do Escolas2030) para examinar como eles podem trabalhar melhor com e para as próprias escolas e divulgar suas evidências para os formuladores de políticas de maneira significativa que garanta a aceitação de suas recomendações.
O segundo dia mergulhará em como professores e escolas podem ser apoiados para projetar práticas e estratégias que aumentarão os níveis holísticos de aprendizado de seus alunos. Isso pode significar aproveitar a tecnologia nova ou existente, ou simplesmente trabalhar com maneiras novas e lúdicas de ensinar suas disciplinas, usando as evidências coletadas durante a fase de avaliação do programa.
O dia 3, por fim, pergunta “e aí?” – ou seja, como o que funciona no nível da escola pode ser aproveitado em nível de política e garantir as melhores práticas nas escolas e comunidades educacionais em todo o mundo, apesar de seus variados desafios e contextos. Os professores de todo o programa compartilharão histórias das inovações que projetaram e implementaram em suas próprias escolas e oferecerão lições aprendidas a outras pessoas que possam estar enfrentando desafios semelhantes em sala de aula.
Faltando apenas oito anos para alcançar o que foi estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Fórum Global Escolas2030 marca um momento importante para garantir que os atores e educadores da escola permaneçam em diálogo com os constituintes globais da educação, bem como na vanguarda da inovação educacional para fornecer aos formuladores de políticas novas evidências acionáveis sobre a melhor forma de alcançar educação de qualidade e equitativa para todos.
O Fórum Global Escolas2030 na Tanzânia captura um momento emocionante nesta jornada e atua como uma plataforma para que as partes interessadas do setor de educação global reflitam, colaborem e compartilhem sabedoria sobre “o que funciona” para melhorar o aprendizado de qualidade para crianças em todo o mundo.