24/10/2023 - Thais Paiva

Encontro do Escolas2030 debate inovações na educação antirracista

A partir de políticas e práticas de nossa comunidade, encontro evidenciará como é possível estabelecer novas relações étnico-raciais na educação

No dia 27/10, das 10h às 17h30, acontece o seminário A Educação Integral e Transformadora é Antirracista, promovido pelo Escolas2030, no auditório da Faculdade de Educação da USP, em São Paulo (SP).

O encontro reunirá organizações educativas, Secretarias de Educação e pesquisadores para investigar práticas antirracistas de nossa comunidade, assim como refletir e discutir a questão das relações étnico-raciais no cenário nacional. Para isso, o evento contará com o compartilhamento de práticas, debates, reflexões e construções colaborativas sobre como avançar coletivamente nesta temática fundamental.

Para participar das atividades presenciais, deve-se efetuar uma inscrição neste link

Aos que não puderem participar presencialmente, algumas apresentações contarão com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Escolas2030

Programação

A abertura do seminário será realizada por Elie Ghanem, professor da Faculdade de Educação da USP e coordenador de pesquisa-ação do Escolas2030. Ainda pela manhã, acontecerá a “Mostra de Experiências”, que colocará as organizações educativas do programa para refletir e debater em grupos, a partir das suas experiências, os seguintes eixos: de que forma a educação integral e transformadora é antirracista? Como estamos construindo uma educação antirracista no dia a dia da Educação Básica?

Os grupos contarão com as mediações de Rosa Margarida Carvalho, coordenadora do grupo Sankofa de Educação das Relações Étnico- Raciais de Minas Gerais e membro do Comitê Consultivo do Escolas2030, e Dayse Oliveira, analista de Projetos Pedagógicos da Associação Nova Escola. A proposta é que as trocas deem origem à construção coletiva de recomendações para políticas públicas e para a prática escolar.

Participarão desse momento as seguintes escolas:

– CIEJA Campo Limpo (São Paulo, SP)
– Escola Pluricultural Odé Kayodê (Goiás/GO)
– Escola Comunitária Luiza Mahin (Salvador/ BA)
– Escola Municipal Anne Frank (Belo Horizonte/ MG)
– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus São Roque (São Roque, SP)
– Escola Municipal Antônio Coelho Ramalho (Ibiúna, SP)
– EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr. (São Paulo, SP)
– Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes (São Paulo, SP)
– Escola Baniwa Eeno Hiepole (Terra Indígena Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, AM)
– EMEF Campos Salles (São Paulo, SP)
– EMEF Desembargador Amorim Lima (São Paulo, SP)
– Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman (Búzios/ RJ).

Por fim, o seminário se encerrará com falas de Rosa Margarida e Helena Singer, coordenadora geral do Escolas2030 no Brasil e líder da Estratégia de Juventude da Ashoka.

Veja a programação completa:

Evento em diálogo

O Seminário também dialoga com o XVIII Seminário Étnico Racial do CIEJA Campo Limpo, que será realizado no dia 26/10. Portanto, estendemos o convite para aqueles que possam participar deste momento organizado por uma das organizações-polo do Escolas2030. Veja a programação completa aqui!