24/05/2024 - Thais Paiva

Como fica o programa Escolas2030 em 2024?

As organizações educativas estão em busca de caminhos para garantir a continuidade das atividades

O programa Escolas2030 foi concebido globalmente com duração de 10 anos, tendo início em 2020 e término em 2030. Foram propostos dez anos por se admitir que é necessária uma perspectiva de longo prazo para produzir resultados significativos no campo da educação. Esse período também corresponde ao prazo estipulado para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, considerando que o programa
tem como referência o ODS4: educação de qualidade para todas e todos.

No Brasil, o programa foi assumido pelo Itaú Social, que, ao longo dos anos, passou a ser somente apoiadora. A equipe coordenadora, composta por Ashoka e Feusp, teve que redesenhar o escopo para trabalhar com recursos reduzidos em relação ao inicialmente proposto e buscou outros financiadores a fim de garantir a qualidade das ações.

Felizmente, a Imaginable Futures se propôs a apoiar o programa entre 2023 e 2024. Ao final de 2023, o Itaú Social comunicou à equipe coordenadora que descontinuaria o apoio ao programa, devido a reformulações internas à Fundação. Ofereceu um apoio significativamente reduzido e apenas para 2024. A Imaginable Futures passou a ser o principal apoiador, mas com um montante insuficiente para seguir os trabalhos em vigor até 2023.

Desta forma, estamos em busca de recursos para a sua continuidade, simultaneamente as ações do ano, com foco na sistematização de aprendizados e na elaboração de documentos que explicitem toda a construção da comunidade até o momento. Também são desenvolvidas ações junto às organizações educativas, secretarias de educação e
universidades com o objetivo de que possam incorporar premissas e fazeres, dando sustentabilidade às recomendações do programa.

A partir de diálogos com as organizações-polo, foi elaborado um manifesto intitulado: Criando educação melhor para todas e todos: Manifesto pelo programa Escolas2030.

O texto pode ser conferido neste link, no qual qualquer pessoa que esteja de acordo com a proposta pode subscrever o documento.