29/09/2023 - Thais Paiva

Chamada Global de Pesquisa do Escolas2030 para 2023 está aberta!

É com muita alegria que informamos que a Chamada Global de Pesquisa do Escolas2030 2023 está aberta!

Com o apoio da Jacobs Foundation, o Escolas2030 financiou duas coortes de Parceiros de Pesquisa Globais desde o lançamento do programa em 2020.

Este quadro diversificado de pesquisadores tem nos ajudado a entender como e o que estudantes estão aprendendo por meio de sua participação no programa, com um foco particular em relação à equidade.

A terceira Chamada Global para Pesquisa convida à submissão de propostas de projetos de pesquisa que ajudem a esclarecer duas áreas chave, identificadas pelos atores do Escolas2030 como fundamentais. São elas:

1. Ambientes de aprendizagem de qualidade e resultados de uma aprendizagem integral e transformadora;
  2. Agência de professores e inovação educativa.

Em relação ao primeiro subtema, a coordenação global de pesquisa do Escolas2030 está particularmente interessada em compreender como podemos melhor integrar e encorajar professores a agir com base em dados sobre ambiente de aprendizagem (como parte da abordagem do Design Centrado no Humano e/ou da Pesquisa-ação) e apoiar ambientes de aprendizagem mais inclusivos.

Estamos cientes que a aprendizagem integral e transformadora é ativada para além dos limites da sala-de-aula, abrindo uma oportunidade para que o programa aprenda muito ao considerar o ambiente de aprendizagem mais amplo de crianças. Por exemplo, o tempo que passam na escola sem aulas formais, momentos de brincadeiras no intervalo ou após as atividades escolares etc. Esse subtema também convida pesquisadores a explorarem as interligações entre os domínios de aprendizagem e a influência dos ambientes nos resultados da aprendizagem.

Sob o segundo subtema: ao mesmo tempo em que discutimos muito sobre a agência de professores e como fortalecer o perfil inovador de professores, sabemos que há muito a ser investigado para definir o que significa a agência de professores em diferentes contextos. A coordenação global de pesquisa do Escolas2030 busca compreender particularmente como a agência de professores é percebida e valorizada nos contextos do Escolas2030 e como isso inviabiliza ou permite que professores introduzam práticas inovadoras em suas organizações educativas.

Mais uma vez, estamos convidando equipes de pesquisa de diferentes países a se candidatarem para co-construir evidências em parceria com as equipes do programa Escolas2030.

A chamada para submissão de projetos de pesquisa está aberta até o dia 5 de novembro. Atenção: as submissões devem ser realizadas em inglês. Para acessar todas as informações relacionadas à chamada e informações sobre como aplicar, clique neste link. Para acessar o edital em português, clique aqui.