Posicionamento do Escolas2030 sobre o afastamento de diretores da rede municipal de São Paulo
Neste maio de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo informou oralmente diretores e diretoras de 25 escolas de ensino fundamental de que seriam convocadas/os para frequentar um curso de reciclagem e que a medida se devia ao desempenho insuficiente das escolas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Ao mesmo tempo, a Secretaria nomeou pessoas para ocupar a função de assistentes de direção, que estariam à frente das escolas enquanto as/os diretoras/es
estivessem afastadas/os.
Dois dos estabelecimentos – Espaço de Bitita e Presidente Campos Salles – são ativos participantes do Escolas2030, um programa global que envolve dez países de quatro continentes, voltado para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de educação de qualidade para todos e todas. Essas escolas se orientam pela perspectiva da educação integral transformadora, contam com o reconhecimento de institutos que formam docentes e de outras organizações em muitos pontos do Brasil, bem como internacionais como a Unesco.
Além disso, o desempenho de estudantes em testes padronizados é apenas uma entre as muitas informações necessárias para compreender a educação realizada em uma escola e para avaliá-la. Ademais, nem todas as escolas envolvidas têm baixo desempenho e, para algumas, não há dados. Como têm manifestado diversas associações profissionais, grupos de pesquisa científica, sindicatos e, especialmente, crianças, adolescentes e familiares das comunidades dessas escolas, a qualidade da educação oferecida por elas é incontestável.
O programa Escolas2030 se soma a essas manifestações. As duas escolas acima mencionadas foram convidadas a participar do programa por suas práticas inovadoras, ou seja, sua capacidade de pesquisar sobre os contextos em que estão inseridas e organizar coletivamente seu projeto pedagógico para enfrentar os enormes desafios decorrentes da degradação socioambiental, das desigualdades econômicas e das diversas formas de violência que atingem as famílias que atendem.
Nos cinco anos do programa Escolas2030, as escolas municipais Espaço de Bitita e Campos Salles têm contribuído para novas referências de qualidade da educação, compartilhando suas estratégias metodológicas, curriculares, de gestão e articulação intersetorial que possibilitam a estudantes desenvolver aprendizagens preciosas, como a solidariedade, a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo.
Esperamos que a situação atual seja totalmente superada e que os debates ocorridos a partir dela impulsionem a transformação da tradição hierárquica de elaboração e implementação das políticas educacionais e de avaliação da qualidade das escolas. O Escolas2030 busca contribuir para isso, tendo sempre o foco na autonomia das/os educadoras/es, reconhecendo-as/os como autoras/es e líderes dos processos educacionais.
