03/10/2022 - Thais Paiva

Levantamento mostra percepção de organizações educativas sobre avaliações internas e externas

Produzido pelo programa Escolas2030, o relatório constitui um retrato de opiniões sobre o tema em instituições que se orientam pela educação integral e transformadora

Temos Ideb, Prova Brasil, Enem, além dos variados sistemas de avaliação municipais e estaduais e os elaborados pelas próprias escolas. As nomenclaturas são velhas conhecidas do ambiente escolar, mas o que pensam os educadores sobre estes instrumentos e seus impactos?

Nesta segunda-feira, 03/10, o programa global Escolas2030 publicou o Levantamento sobre avaliação em organizações educativas, mais um material resultante das atividades de pesquisa do programa no Brasil, cujo objetivo em 2022 vem sendo produzir informações sobre como comunidades, redes e organizações educativas (escolares e não escolares) são afetadas, compreendem e produzem avaliações.

Os dados foram coletados entre 25 de março e 1 de julho de 2022 por meio de dois questionários, um dirigido a instituições educacionais e outro a secretarias de educação, envolvendo atores de diversas partes do país e atuantes em realidades variadas. Ao todo, foram 74 respostas referentes a 73 organizações.

O intuito foi constituir um retrato de opiniões preponderantes sobre avaliação educacional em estabelecimentos cujas práticas visam atender às características e necessidades dos seus estudantes e comunidades. Isto é, que se orientam pela perspectiva de uma educação integral e transformadora, mesmo sendo experiências com diferentes graus de acúmulo em inovação.

Para tanto, o levantamento faz uma análise preliminar dos dados sobre avaliações externas (Prova Brasil, ANA, sistemas estaduais e municipais de avaliação, PISA, Enem e Ideb) e sobre avaliações próprias das organizações educativas. Em seguida, procura analisar as respostas a partir de um olhar crítico, contextualizado e fundamentado nos princípios do programa.Os principais achados surpreendem e versam sobre questões que tratam da eficiência desses instrumentos em mensurar aprendizagens diversas, se atentar para as desigualdades, entre outros pontos relevantes. Para conferi-los, baixe o relatório na íntegra aqui.