As organizações educativas que integram a pesquisa-ação do programa são chamadas de organizações-polo. Distribuídas pelo Brasil, colideram o processo de formação das demais organizações educativas juntamente à Equipe Coordenadora do programa. Conheça mais sobre elas:
Escola da Prefeitura de Guarulhos Edson Nunes Malecka (Guarulhos/ SP)

A escola EPG Edson Nunes Malecka inclui-se em um contexto de transformação das práticas escolares tradicionais envolvendo todos os segmentos que a compõe. Ao longo dos últimos anos, vários foram os processos desencadeados rumo à transformação, com avanços e recuos, tais como: trabalho em ciclos de aprendizagem (e não em séries); roteiros de estudos (e não planos de aula); eixos temáticos; assembleias com as crianças para diálogo e decisão conjunta da organização e funcionamento da escola; entre outros.
Escola Baniwa Eeno Hiepole (São Gabriel da Cachoeira/ AM)

Localizada na Terra Indígena Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), a escola vem construindo um novo entendimento sobre seu papel, que vai desde um processo formativo que leva em consideração a necessidade cultural da etnia e do pertencimento ao território até a valorização e fortalecimento dos saberes locais – e como este se conectam com os sistemas de conhecimento de outras culturas.
Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa (Pentecoste/ CE)

A EE Alan Pinho Tabosa atende alunos de cinco municípios da região, predominantemente rural. Idealizada em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), sua metodologia coloca os estudantes, liderados pelo professor, para trabalhar em pequenos grupos que se ajudam mutuamente para resolver problemas coletivos.
Escola Municipal Anne Frank (Belo Horizonte/ MG)

Inspirada na história de luta, que dá origem ao bairro do Confisco, e nos valores humanitários deixados por Anne Frank, a escola tem como marca a diversificação curricular, que se dá por meio de uma série de projetos que estimulam o protagonismo dos estudantes, a valorização do território e o trabalho em rede. Suas ações incentivam as parcerias e a educação integrada com o entorno.
Escola Municipal Antonio Coelho Ramalho (Ibiúna/ SP)

Por meio do projeto “Reivenção da Escola”, a escola vem, desde 2016, rompendo antigos paradigmas rumo à construção de uma escola democrática. O principal objetivo é construir uma escola que contemple os anseios da comunidade, onde seja garantido o direito de todas as crianças de terem uma formação que valorize o desenvolvimento de habilidades e competências transformadoras, além de formar sujeitos ativos, capazes de atuar no mundo de maneira criativa e sensível.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima (São Paulo/ SP)

Referência em gestão democrática e participação das famílias, a EMEF Amorim Lima prioriza a aprendizagem por meio de projetos. Na escola, os alunos desenvolvem suas pesquisas por meio de roteiros e sob a tutoria de um educador.
Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman (Búzios/ RJ)

Localizada em uma região de remanescentes quilombolas, a Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman tem como base os princípios da educação integral, considerando em seus processos de aprendizagem os vínculos com os estudantes, as famílias, as comunidades e os territórios. A unidade atende 113 crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1 e desenvolve atividades que buscam a abordagem interdisciplinar e a pluralidade cultural.
Escola Nossa Senhora do Carmo (Bananeiras/ PB)

A escola defende os princípios da educação popular e libertária e luta pela construção de um espaço físico integrado à realidade do campo, onde está inserida. Desde 2015, aboliu a seriação, as aulas e as provas do processo educativo e seu currículo passou a se organizar por projetos de pesquisa e roteiros de aprendizagem transdisciplinares.
Escola Pluricultural Odé Kayodê (Goiás/GO)

Pensada a partir dos saberes filosóficos das culturas indígenas e afro-brasileira, a escola reconhece a relevância da ludicidade e afetividade, a ancestralidade, as artes e a diversidade em uma concepção de educação que deve servir para que os sujeitos atuem politicamente na sociedade, provocando transformações sociais a partir da realidade local.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São Roque/ SP)

O IF São Roque promove atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada. A aprendizagem cooperativa em um contexto de metodologias ativas é uma proposta bastante utilizada pela instituição. Seu currículo está organizado em disciplinas técnicas e disciplinas do núcleo comum, havendo disciplinas de projetos integradores que buscam unir os dois campos do saber.
Em anos anteriores, contamos também com as seguintes organizações educativas como organizações-polo do programa:
- Associação Companhia Terramar Conexão Felipe Camarão (Natal/ RN)
- Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo (São Paulo/ SP)
- Centro Integrado Municipal de Educação Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira (Manaus/ AM)
- Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC (Salvador/ BA)
- Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (Paranoá/ DF)
- Escola Comunitária Luiza Mahin (Salvador/ BA)
- Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes (São Paulo/ SP)
- Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Belo Horizonte/ MG)
- Escola Municipal Professor Paulo Freire (Belo Horizonte/ MG)
- Escola Municipal Professora Angela Antonia Misga de Oliveira (Almirante Tamandaré/ PR)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gonzaga do Nascimento Junior (São Paulo/ SP)
- Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Terezinha de Jesus Rodrigues (Santarém / PA)
- Espaço de Bitita (São Paulo/ SP)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles (São Paulo/ SP)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Waldir Garcia (Manaus/ AM)
- Escola SESI de Ensino Médio Arthur Aluizio Daudt (Sapucaia do Sul/ RS)
- Fundação Gol de Letra (São Paulo/ SP)